quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Treinamento funcional reduz lesões em 35%




Fonte: Cruzeiro do Sul

Um número cada vez maior de pessoas, que praticam esporte, buscam meios de se condicionar para suportar as carências físicas e energéticas de suas modalidades. Por essa razão, realizam um trabalho paralelo ao esporte escolhido, que busca aumentar a força, potência, velocidade e flexibilidade. Com esse raciocínio, o Votoraty implantou no início deste ano o treinamento funcional, um método diferente que busca o desenvolvimento motor e o condicionamento físico do atleta, possibilitando uma preparação para a execução de movimentos mais eficientes (aumento de performance) e que age diretamente na prevenção de lesões.

Esudos indica que a redução do número de contusões nos atletas foi de 35% em relação ao ano passado. Treinadores explicou que o treinamento possibilita ganho de força e massa muscular, perda de peso, de gordura, e aprimoramento da postura, além de desenvolver todas as capacidades físicas como: equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência.

Ao invés de aparelhos sofisticados de academias, a nova técnica utiliza bolas, alteres, borrachas e elásticos. O motivo explica o fisioterapeuta é que esses equipamentos permitem a movimentação completa dos músculos. As vezes, em aparelhos de academias, o atleta exige muito de um determinado músculo e isola outros que também são importantes para o desempenho de sua modalidade esportiva. O resultado são as frequentes contusões. Se o trabalho ocorrer de maneira homogênea as lesões certamente serão reduzidas.

O treinamento funcional tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino, disse Victorino, que também mencionou a diversidade do método: O treino funcional pode ser adaptado a qualquer tipo de pessoa, desde os sedentários até a um desportista, podendo ainda ser aplicado a alguém que se recupere de uma lesão grave ou na reabilitação pós uma intervenção cirúrgica.

Estudos afirmou que o treinamento funcional é a atividade física que treina o movimento. O treino funcional inclui o treino do equilíbrio, o treino da força de estabilização, o treino do ‘core (principais músculos na área do abdômen e nas regiões média e inferior das costas) e o treino da força dinâmica, por meio de movimentos funcionais, básicos e úteis no dia-a-dia.

Nenhum comentário: