sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CHEK-LIST



Saiba o que o local de prática precisa ter para garantir uma malhação eficiente e segura

Deixar o sedentarismo de lado para começar a ginástica não é tarefa fácil. Entre as dúvidas que assolam quem decide praticar alguma atividade física, a primeira delas, em geral, é como escolher um bom lugar para exercitar-se.
Ao contrário do que muitos pensam, o tamanho da estrutura física do local e a quantidade de aparatos tecnológicos não são elementos essenciais na definição de uma boa academia.
“A tecnologia pode ajudar o aluno a se organizar melhor, a garantir a segurança dele, mas não é primordial. Hoje há uma supervalorização da estrutura em detrimento do serviço”.
Algumas academias colocam a tecnologia no front para vender o produto, mas esquecem da qualidade do serviço”, O que realmente importa para garantir uma malhação segura e eficiente pode não estar assim tão visível aos olhos.
O primeiro ponto a ser observado na hora de escolher a academia são os profissionais, já que eles serão os responsáveis pela avaliação, pelo treino e pela posterior evolução do aluno. Eles devem ser credenciados no Conselho Federal de Educação Física, órgão que regulamenta a profissão e o funcionamento das academias. Do contrário, estarão exercendo ilegalmente a profissão e podem ser processados por isso.
É ruim olha para algumas academias.
O aluno pode pedir para ver o currículo dos profissionais e avaliar sua formação. Nesse momento, vale perguntar se a academia oferece ou estimula a atualização profissional.
Além disso, o número de professores disponíveis deve ser condizente com a quantidade de matriculados, de tal forma que o profissional consiga dar atenção individualizada ao aluno nas primeiras sessões e acompanhar se o programa proposto está sendo feito de forma adequada.
No momento de avaliar o ambiente, não se deixe levar somente pela beleza do local. O espaço deve ser agradável, mas precisa principalmente estar impecavelmente limpo, além de ter luz e ventilação naturais. “A ventilação é bastante importante, porque está diretamente relacionada com a saúde”

CHEK-LIST

:: Toda academia deve exigir a apresentação de um atestado médico regularmente. Se a sua não pediu, desconfie

:: O aluno deve passar por uma avaliação física feita por profissional especializado

:: Confira no site do Conselho Federal ou Regional de Educação Física se o local é regulamentado e se os profissionais têm registro

:: Aparelhos de ginástica devem ser seguros, adaptáveis e em número suficiente para atender os alunos

:: Verifique se a academia tem alvará de funcionamento concedido pela Vigilância Sanitária

:: Dê preferência para locais com luz e ventilação naturais

:: Número de professores deve ser adequado ao número de alunos. Preste atenção se as pessoas estão sendo observadas e corrigidas

:: Visite a academia em diferentes horários, principalmente naquele em que você pretende freqüentá-la

:: Não existe uma quantidade certa de aparelhos, mas você deve ser capaz de conseguir exercitar todos os músculos do corpo

Um comentário:

Dule disse...

É isso Rubão. Depois de ler, fiquei pensando...Será que aqui em Senador Canedo têm alguma academia que preencha devidamente esses requisitos? Será que as pessoas estão fazendo os exames clínicos antes de irem malhar? Fiquei preocupado viu Rubão. Excelente. É isso.